Quero iniciar na área de Bancos de Dados. Por onde começar?

Tenho recebido muitas perguntas de profissionais ou estudantes que identificaram-se com a área de BI ou Bancos de Dados e não sabem por onde começar, ou que caminho seguir. Por conta disso, resolvi fazer este post, onde não só indico a ordem dos cursos, como também as áreas de conhecimento das quais deve-se ter conhecimento na ordem mais fácil.

Para começar, ambas as áreas, DBA e Business Intelligence tratam de dados, enquanto a área de DBA consome os dados 100% em Bancos de Dados, a área de Business Intelligence tem 90% dos seus dados alocados em Bancos de Dados, e outros 10% em arquivos como XML e CSV.

Entendido isto, antes de qualquer teoria, com 100% de certeza falo à vocês: Aprendam SQL e Bancos de Dados relacionais. Isso é a base de tudo.

Após compreender isso, é bem mais fácil partir para a sequência na área que você quiser, seja ela de DBA, Business Intelligence, e até mesmo desenvolvimento. SQL é essencial!

Por isso o meu primeiro curso, de 16 horas sobre bancos de dados, é o mais indicado. Nele eu dou uma boa base sobre modelagem e SQL e deixo tudo mastigado, de forma fácil para deixar o seu caminho bem simples para os próximos.

Caso você queria seguir para área de DBA, a sequencia que eu ndico é SQL Server e depois Oracle.

Caso você queira seguir para Business Intelligence, a sequencia correta é entender sobre a teoria de BI, depois aprender ETL (que é a minha especialidade), em sequencia entender Cubos e por último, ferramentas de relatórios e visualização de dados.

Esse é um caminho geral, não só apenas para meus cursos. Mas caso você esteja se perguntando qual é a sequencia ideal para assistir os meus cursos, aqui vai ela!

Para qualquer carreira, indico sempre os estudos e testes em ambientes virtuais, para não prejudicar a máquina real em caso de falhas. Possuo esse curso que é gratuito e muito bem avaliado.

01 – Virtualização com Oracle VirtualBox do zero!

Business Intelligence

01 – O curso completo de Banco de Dados e SQL, sem mistérios

02 – O que é Business Intelligence? Teoria sem mistérios!

03 – Business Intelligence SQL – ETL Integration Services 2016

04 – Business Intelligence – SQL Server e Analysis Services 2016

05 – Business Intelligence com Power BI – Estudos de Caso

06 – Business Intelligence com Tableau Desktop

DBA

01 – O curso completo de Banco de Dados e SQL, sem mistérios

02 – DBA SQL Server 2016 Essencial – Aprenda do Zero!

03 – DBA Oracle Essencial – Aprenda do zero!

Cursos Independentes (Não possuem ordem)

01 – Cloud Computing – AWS, Google Cloud e Azure – Dados nuvem  – O armazenamento em nuvem é o presente e tende a crescer ainda mais. Seja qual carreira escolher, é bom ter uma noção do que ocorre em cloud computing.

02 – Data Science de A à Z – O curso completo – O curso é para iniciantes, no entanto, para melhor aproveitamento, indico saber um pouco de SQL e sobre o que é Business Intelligence. De qualquer forma, aqui começamos do zero, explicando o que é Ciência de Dados, Big Data e o que cada um faz. Saber sobre BI e SQL torna esse aprendizado muito mais completo, uma vez que apesar de diferentes áreas, as mesmas são correlacionadas!

Você pode conferir todos os curso AQUI no meu perfil. E caso necessite de desconto no valor, pode usar o cupom UNIDADOS

Um abraço!

Mafra